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Nos últimos anos, as compras online passaram por um crescimento extraordinário, impulsionado tanto pela busca por preços mais competitivos quanto pela conveniência de fazer compras sem sair de casa.
A verdade é que a pandemia provocou uma transformação significativa na forma como consumimos produtos e serviços, tornando o mundo online ainda mais forte.
Em 2019, as compras online faturaram R$75,1 bilhões. Em 2022, esse número é de R$187 bilhões, de acordo com o site Ecommerce Brasil.
Essa crescente demanda oferece inúmeras oportunidades no mundo digital, mas também traz um desafio: como destacar-se em meio a uma vasta concorrência?
Hoje, vamos falar como uma programação bem executada pode impactar as taxas de conversão de um site.
O que você vai ler aqui:
Como a programação impacta as conversões de um site;
Estratégias de como melhorar a navegação de um site;
Estudo de caso.
Em 2020, a E-commerce Radar divulgou dados de uma pesquisa que revelou que 82% dos clientes abandonam seus carrinhos de compra online. Ou seja, eles chegam a selecionar produtos, mas desistem na hora de concluir a compra.
As principais razões para esse abandono são fretes caros e obrigação de criar conta. Mas dados que nos chamaram atenção foram:
17% desiste da compra quando o site não passa confiança;
15% desiste quando a página apresenta falha ou erro.
Além disso, embora a pesquisa não tenha abordado o carregamento lento das páginas, de acordo com a ReadyCloud, páginas que demoram a carregar, especialmente durante o processo de pagamento, podem aumentar a taxa de abandono de carrinhos em até 75%.
Investir num site com estratégias de programação que melhoram a velocidade de carregamento, a funcionalidade e a integração de recursos de compra, leva a um aumento significativo nas conversões. Abaixo, destacamos algumas dessas estratégias:
Carregamento mais rápido da página
A velocidade de carregamento da página, é a diferença entre um cliente que fica e um que vai procurar o que precisa em outro lugar.
Reduzir o tamanho das imagens, diminui o tempo necessário para carregá-las. Além disso, é possível aproveitar o armazenamento em cache dos navegadores para carregar elementos do site mais rapidamente. Simplificar a programação de HTML, CSS e JavaScript também contribui para uma experiência de carregamento mais eficiente.
Foco no mobile
É fundamental reconhecer que as versões desktop e mobile são experiências distintas para os usuários. Já falamos em outro artigo que os brasileiros são a nação que mais passa tempo no celular, use isso ao seu favor!
O próprio Google tem um projeto para criar páginas mobile mais leves e otimizadas, o AMP (Accelerated Mobile Pages). Junte essa ferramenta com um bom código e o resultado é uma página com boa experiência mobile.
Redução de erros
Otimizar o código do site para identificar e corrigir erros e falhas, como páginas quebradas ou formulários com problemas, evita que os usuários abandonem a navegação.
É essencial que a programação seja sólida e que os servidores suportem a capacidade do site.
Investimento em segurança
Proteja os dados dos seus usuários!
A identificação de certificados e medidas de segurança na página aumenta a confiança dos clientes. A utilização de certificados SSL, que garantem a criptografia na troca de dados entre o cliente e o site, é uma prática essencial.
Além disso, um conhecimento avançado de programação ajuda a garantir a segurança dos dados dos usuários.
Integração de recursos
A integração de recursos visa garantir que o site funcione de maneira suave e se concentre na experiência do usuário. Isso envolve otimizar a navegação, melhorar o design das páginas de destino e tornar o processo de compra mais intuitivo.
Evitar formulários longos e páginas que travem é crucial para manter as taxas de conversão em um nível satisfatório.
Caso de estudo: Ri Happy
Um exemplo recente que ilustra como a programação pode impulsionar os resultados de uma empresa é o caso da Ri Happy, que viu sua taxa de conversão no e-commerce aumentar em impressionantes 32% em 2022.
Eles focaram em otimizar o desempenho do site, reduzindo o tempo de carregamento das páginas e aprimorando a navegação que passou a usar a localização do usuário, para mostrar produtos disponíveis para a sua região.
Investir na programação de um site, potencializa os resultados de uma empresa e fideliza clientes.
Na Verzel, vamos além de entregar apenas um site, juntamos os objetivos do negócio com a experiência do cliente para entregar projetos impecáveis.
Nossa equipe de especialistas em programação, designers e gestão estão prontos para construir a melhor solução para você e seu negócio.
Entre em contato com a gente. Estamos te esperando!
Equipe Verzel.
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