INICIAR ATENDIMENTOWhatsAppWhatsApp
Voltar

Será que teremos mais ou menos vagas de programadores nos próximos anos?

Por Rafael Thomazelli - Arquiteto de Software e Head de Engenharia na Verzel

Publicado há mais de 2 anos
Banco de Imagens

Essa é a pergunta que muitos têm se feito após um primeiro semestre repleto de discussões sobre layoffs e o impacto do ChatGPT. A sensação geral era a de que o mercado de programação iria retrair e muitas pessoas seriam demitidas, mas será que esse medo é justificado?

Em um estudo divulgado recentemente, em 31 de maio de 2023, o Google apresentou os principais desafios enfrentados pelo mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil. O relatório, elaborado em colaboração com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), revelou que o país enfrentará um déficit de 530 mil profissionais da área de TI até o ano de 2025. Esses dados destacam a escassez de talentos e especialistas na indústria de TI no país nos próximos anos.

Estima-se que, anualmente, entre 2021 e 2025, cerca de 53 mil profissionais se formarão por meio de cursos de formação ou até mesmo por meio de cursos livres, como o oferecido pela Devaria. No entanto, a demanda por novos talentos nesse mesmo período será de 800 mil.

Segundo o Google, esse cenário resulta em um déficit de 530 mil profissionais, acentuando ainda mais o desequilíbrio entre a oferta de trabalho e a disponibilidade de talentos.

O Brasil ocupa a terceira posição entre os países do G20 que mais motivaram a oportunidade de aumentar seu PIB devido à falta de habilidades digitais.

Existe um receio comum, comunicado tanto por aspirantes à área quanto por profissionais, de que a Inteligência Artificial (IA) irá assumir uma parte significativa do trabalho de programação, gerando uma diminuição na necessidade de novos programadores e, consequentemente, na quantidade de vagas disponíveis.

Essa afirmação também não é precisa, de acordo com Kevin Xu, estrategista de Expansão Global do GitHub. Ele ressalta que ainda estamos longe de alcançar um ponto em que temos tantos softwares disponíveis que não será mais necessário contar com desenvolvedores.

“Proponho uma lente simples para resolver esse debate: olhe ao seu redor e conte quantos produtos ou serviços você usa regularmente que deseja que sejam mais bem digitalizados ou 'softwareizados'. A menos e até que esse número seja 0, haverá mais desenvolvedores, não menos.

A julgar pela minha ilustração da minha vida pessoal, você pode supor com segurança que minha resposta decididamente não é 0. Nem perto. E eu moro nos Estados Unidos e trabalho com tecnologia. Se você mora fora de um dos países tecnologicamente mais avançados ou conectados à internet, essa contagem provavelmente será maior. Há muito mais tecnologias que deveriam ser construídas e que não são. A programação assistida por IA só permite que mais pessoas preencham esse vazio.

Apesar da natureza de soma zero de Wall Street, se você olhar o mundo a partir da minha lente proposta, é bastante óbvio que a IA é um acelerador, não um detrator, do crescimento global ininterrupto dos desenvolvedores.”

Ou seja, algo que já estamos falando há algum tempo é que, primeiro: layoffs acontecem devido ao excesso de contingente operacional para fazer a empresa atingir o ápice de operação. Após isso, é normal que o número de colaboradores retraia e o produto se torne mais estável.

Outro fator é que ainda temos centenas de milhares de empresas que mal estão informatizadas e precisam se transformar digitalmente. Segundo o Gartner, até 2030, uma empresa que não se digitalizar estará fadada à falência em um curto espaço de tempo.

Imagem com text
Banco de Imagens

E, por fim, mas não menos importante, tanto no Brasil quanto no restante do mundo, há uma quantidade significativamente maior de vagas abertas para programadores a cada ano do que as instituições de ensino conseguem formar, atualmente. Portanto, a balança para oportunidades continua sendo positiva (pelo menos nos próximos 5 a 7 anos).

Considerando esses pontos, é inegável que a área de programação ainda oferece uma excelente relação custo-benefício para aqueles que desejam embarcar em uma nova carreira e se adaptar às profissões tecnológicas.

#recrutamento#mercado#tech#inovacao#programacao#desenvolvimento
Continuar a leitura
Copyright © 2025 Verzel. Todos os direitos reservados.